DIU hormonal engorda? Entenda o que realmente acontece com o peso.
Essa é uma das dúvidas mais comuns entre mulheres que estão considerando colocar um DIU hormonal. A preocupação faz sentido: peso corporal é um assunto que envolve metabolismo, hormônios, alimentação, sono, atividade física e diversas outras variáveis.
Mas será que o DIU hormonal realmente causa ganho de peso?
A resposta não é simplesmente “sim” ou “não”. O DIU hormonal libera levonorgestrel, um progestagênio, principalmente dentro do útero. Seu principal objetivo é a contracepção, e ele também pode reduzir significativamente o sangramento menstrual em muitas mulheres.
Por isso, é importante separar uma possível mudança de peso que acontece durante o uso de uma mudança de peso que aconteceu por causa do DIU.
O peso pode mudar durante o uso do DIU?
Pode. Mas isso não significa que o DIU seja necessariamente a causa. O peso corporal naturalmente sofre alterações ao longo dos anos. Mudanças na alimentação, rotina, sono, nível de atividade física, idade, metabolismo e outras condições podem contribuir para o ganho de peso. Por isso, quando uma mulher coloca um DIU e percebe aumento de peso posteriormente, é necessário avaliar o contexto completo.
Existe diferença entre “usar DIU” e “engordar por causa do DIU”
Essa distinção é fundamental. Um efeito acontecer depois de determinada intervenção não significa, necessariamente, que foi causado por ela. É por isso que os estudos clínicos são importantes: eles ajudam a comparar grupos e identificar se existe uma associação consistente.
No caso dos métodos contraceptivos, diferentes opções podem apresentar perfis diferentes de efeitos adversos, e a escolha deve considerar as características individuais da mulher.
E o Mirena?
O Mirena é um sistema intrauterino hormonal que libera levonorgestrel. Além da contracepção, o método pode ser utilizado em situações específicas relacionadas ao sangramento uterino, justamente por seu efeito sobre o endométrio. Uma característica importante é que a ação do hormônio é predominantemente local, embora uma pequena quantidade de levonorgestrel também alcance a circulação sanguínea. Isso ajuda a explicar por que o perfil hormonal do DIU é diferente daquele de métodos sistêmicos.
E se eu ganhar peso depois de colocar o DIU?
Não é necessário ignorar a mudança, mas também não é interessante concluir imediatamente que o DIU foi o responsável. Se houve uma mudança significativa de peso, vale investigar:
- alimentação;
- atividade física;
- qualidade do sono;
- estresse;
- idade;
- alterações metabólicas;
- tireoide;
- medicamentos;
- outras alterações hormonais;
- histórico de ganho de peso.
A avaliação individual é muito mais útil do que simplesmente retirar o método sem investigar o contexto.
Afinal, DIU hormonal engorda?
Não podemos afirmar que o DIU hormonal seja, por si só, uma causa inevitável de ganho de peso. O que sabemos é que mulheres podem apresentar mudanças de peso durante o período em que utilizam o método, mas isso não significa que toda alteração seja provocada pelo DIU. A escolha do contraceptivo deve considerar eficácia, efeitos sobre o sangramento, preferências, histórico clínico e objetivos reprodutivos.
DIU hormonal não deve ser escolhido ou rejeitado apenas pelo medo da balança. Se você está pensando em colocar um DIU, converse com sua ginecologista. A melhor escolha é aquela que faz sentido para o seu corpo e o seu momento de vida.
Dra. Karine
A Dra. Karine atua na avaliação individualizada da saúde ginecológica e hormonal, ajudando cada mulher a escolher estratégias contraceptivas e tratamentos de acordo com seu histórico, necessidades e objetivos.




(21) 3734-2599
0
(21) 3734-2599
(21) 99550-2220
kapamiranda@yahoo.com.br
Barra da Tijuca Avenida das Américas, 2901 / Sala 1009